As três aspirações convergem para o sentido de partilha comunitária que conversa e trama para a promoção da emancipação humana.
Iniciamos as nossas atividades em julho de 2017. O instituto recebeu o nome de Mosaico justamente porque pretende promover debates em que a pluralidade de ideias e perspectivas sejam celebradas.
Trabalhamos com formação e reciclagem. Para tanto, oferecemos cursos livres presenciais, treinamentos, ministração de palestras e mentoria de grupos de estudo. Tratando-se de empresas ou grupos fechados que queiram contratar os serviços do instituto podemos “personalizar” e adaptar o programa.
Ainda que afirmemos o caráter multidisciplinar, o instituto privilegia o eixo formado por três vertentes principais: ÉTICA (Direitos Humanos e Neurodiversidade), ESPIRITUALIDADE (Literatura e Cotidiano) e POLÍTICA (Estado Laico e Democracia).
Valdemar Figueredo (Dema) é doutor em Ciência Política (IUPERJ, 2008) e doutor em Teologia (PUC-RJ, 2018) com Pós-Doutorado em Sociologia (USP, 2024). Professor universitário, escritor e pastor.
Através da plataforma do Instituto Mosaico, o idealizador do projeto pretende compartilhar suas produções em três formatos: textos, vídeos e promoção de cursos/palestras.