As três aspirações convergem para o sentido de partilha comunitária que conversa e trama para a promoção da emancipação humana.
Iniciamos as nossas atividades em julho de 2017. O instituto recebeu o nome de Mosaico justamente porque pretende promover debates em que a pluralidade de ideias e perspectivas sejam celebradas. Tanto na produção de textos para o Blog como no oferecimento e ministrações dos cursos contamos com uma equipe de colaboradores que forma um timaço.
Trabalhamos com formação e reciclagem. Para tanto, oferecemos cursos livres presenciais, treinamentos, ministração de palestras e mentoria de grupos de estudo. Tratando-se de empresas ou grupos fechados que queiram contratar os serviços do instituto podemos “personalizar” e adaptar o programa.
Ainda que afirmemos nosso caráter multidisciplinar, o instituto privilegia seis opções de abordagens nos seus eventos: ética, autismo, política, inspiração, Estado laico ou direitos humanos. Evidente que essas áreas não são estanques.
Queremos informar, inspirar, reciclar e aprender. Reunimos pessoas curiosas dispostas ao diálogo, inquietas com tipos de formatações eclesiásticas, acadêmicas e profissionais que privilegiam o mercado em detrimento das pessoas.
Valdemar Figueredo (Dema) é doutor em Ciência Política (IUPERJ, 2008) e doutor em Teologia (PUC-RJ, 2018). Professor universitário, escritor e pastor. Através da plataforma do Instituto Mosaico, o idealizador do projeto pretende compartilhar suas produções em três formatos: textos, vídeos e promoção de cursos/palestras.