A via crucis em questão, também conhecida como via dolorosa, dizem, tem mão dupla (direita e esquerda) além de corrimão, em ambos os lados, para apoiar a progressão dos caminhantes.
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, na quinta-feira (20), o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para assumir a vaga deixada, no Supremo Tribunal Federal (STF), pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso.
Coincidência ou providência divina, um dia após a tal indicação, o Jorge Messias foi recepcionado como dileto e querido irmão. Na sexta-feira (21) chegou à Assembleia de Deus do Brás, em São Paulo, Ministério de Madureira, carregando um exemplar da Bíblia para participar da Convenção Nacional das Assembleias de Deus.
Cezinha de Madureira (PSD-SP)
Jorge Messias foi recebido na garagem ao chegar à Assembleia de Deus do Brás, na última sexta-feira (21), pelo pastor e deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), que se portou como anfitrião credenciado.
Cezinha, no programa “Direto ao Ponto”, da Jovem Pan News, na terça-feira (18), portanto, dois dias antes do anúncio oficial do Presidente quanto ao indicado à vaga do STF, fez uma defesa veemente da candidatura do Jorge Messias. Segundo Cezinha, nome forte da Frente Parlamentar Evangélica, a escolha do Presidente Lula foi um aceno aos conservadores, tanto do Congresso Nacional, quanto da sociedade em geral.
Messias é um conservador, afirmou Cezinha de Madureira.
Cezinha, seja por premunição ou vidência profética, antes do anunciado, já fazia a defesa de Jorge Messias. Ou será que o Presidente lhe confidenciou antes de tornar pública e oficial a sua decisão?
Bispo Samuel Ferreira
Jorge Messias foi recebido e aplaudido com júbilo pelo bispo Samuel Ferreira quando adentrou o templo.
O mesmo líder religioso, no dia 04 de outubro de 2022, numa terça-feira, há 2 dias do primeiro turno e a 26 do segundo turno das eleições de 2022, franqueou o seu púlpito para que o então candidato Jair Bolsonaro (PL) discursasse.
Na ocasião, Bolsonaro subiu ao altar na condição de ungido pelo bispo Samuel Ferreira e utilizou o púlpito acompanhado da seguinte comitiva: Michelle Bolsonaro, senador recém-eleito Marcos Pontes (PL-SP), senadora recém-eleita Damares Alves (Republicanos-DF), deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que disputaria ainda o segundo turno.
André Mendonça
Jorge Messias foi abraçado no altar por André Mendonça, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e pastor presbiteriano.
André Mendonça conhece o caminho das pedras da via crucis para tornar-se ministro do STF. Percorreu essa estrada com enorme desenvoltura. Quando conseguiu a vaga, sendo aprovado finalmente após a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo Plenário do Senado, no dia 01/12/2021, voltou à Assembleia de Deus, Ministério Madureira, para agradecer as orações.
O culto em ação de graças pela posse de André Mendonça no STF foi realizado na quinta-feira, dia 16/12/2021, na “Catedral Baleia”, em Brasília, sede nacional das Assembleias de Deus Ministério Madureira. Contou com a presença do então Presidente Jair Bolsonaro.
A propósito, André Mendonça foi o primeiro entre os ministros do STF a declarar apoio a candidatura de Jorge Messias. Antes mesmo do culto na Assembleia de Deus do Brás em que se encontraram, o ministro rotulado como terrivelmente evangélico elogiou a indicação do atual Advogado-Geral da União (AGU) para ocupar a cadeira vaga na Corte do STF no mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o Messias para ocupar o cargo de ministro do STF, quinta-feira (20).
O ministro André Mendonça elogiou a indicação de Jorge Messias e declarou que irá apoiar o diálogo com os senadores durante a via crucis. Ficou implícito que vai ajudar no diálogo com pastores nos púlpitos e com políticos nos seus gabinetes no Senado.

“Parabenizo o Min. Messias pela indicação ao Supremo. Trata-se de nome qualificado da AGU e que preenche os requisitos constitucionais. Assim, também cumprimento o presidente da República por sua indicação. Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos Senadores.”
Jorge Messias agradeceu a cobertura espiritual
No púlpito da Assembleia de Deus do Brás, em São Paulo, Ministério de Madureira, um dia após ser oficialmente indicado pelo Presidente Lula para assumir a vaga deixada no Supremo Tribunal Federal (STF), o batista Jorge Messias, abençoado pelo bispo Samuel Ferreira, discursou com santo temor:
Não se trata de ideologia, se trata de uma coisa maior, comum a todos nós, o Reino de Deus. Eu vim aqui hoje com o coração cheio de gratidão. Eu vim agradecer a essa igreja (pelo apoio), na pessoa do seu bispo primaz, Manoel Ferreira, do seu bispo Samuel Ferreira.
***
Em artigo anterior aqui na coluna, afirmei que o Jorge Messias não é terrivelmente evangélico.
Talvez tenha me precipitado, seja para julgar/desqualificar/ironizar o André Mendonça ou para avaliar/elogiar/incensar o Jorge Messias.
Por enquanto, observando-os como peregrinos da via dolorosa, embora em faixas distintas, direita e esquerda, atuam com o mesmo modus operandi.
Cada um apoiado no seu respectivo corrimão.